Metrô/SP deve abrir concurso público em breve

Mais uma boa notícia para quem pretende ingressar no funcionalismo público. Além da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que publicou o edital do seu novo concurso público para diversos cargos nesta semana, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô/SP) também já se planeja para realizar nova seleção. 
A confirmação ocorreu no último dia 26, durante a 3ª Feira de Profissões do Metrô. Ao perguntarem sobre a realização de novos concursos para cargos como operador de transporte metropolitano, os participantes foram informados pela empresa de que um novo concurso para diversos cargos “deverá ser realizado até o próximo ano, uma vez que neste ano, as vagas serão para o setor de segurança”. Questionada pela reportagem do JC, a assessoria de imprensa do Metrô confirmou o novo concurso. Porém, ressaltou que o processo ainda está em fase inicial de planejamento e, sendo assim, os cargos e vagas ainda serão definidos. De qualquer forma, a expectativa é de que o edital seja liberado ainda em 2017 ou, no mais tardar, início de 2018.

Leia também:
Governador autoriza abertura de 118 vagas para manutenção e operação na CPTM

Na área de segurança, o último concurso do Metrô/SP para agentes ocorreu em 2015, com uma oferta de apenas duas vagas. A expectativa é de que a carreira seja uma das contempladas com novo concurso até 2018, no sentido de permitir a convocação de pessoal após o término de validade do certame, que expira em 8 de junho. Com isto, um novo edital pode ser publicado com bastante antecedência, desde que as nomeações dos aprovados ocorram após o término da validade. Na ocasião, embora a oferta fosse de apenas duas vagas iniciais, já foram admitidos 20 aprovados, sendo dois homens e 18 mulheres. Para concorrer ao cargo de agente de segurança basta possuir ensino médio completo e altura mínima de 1,70m para homens e 1,65m para mulheres. A remuneração inicial atualmente é de R$ 3.738, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.


Para a carreira de operador de transporte metroviário, a validade do último concurso, iniciado em 2016, expira em 10 de fevereiro de 2018. Neste caso, ainda será confirmado se haverá oportunidades no novo concurso, pois o Metrô/SP conta com a possibilidade de prorrogar a validade por mais um ano, até o início de 2019.  Neste caso, para concorrer é necessário apenas possuir ensino médio, com inicial de R$ 3.232.
Benefícios de quem trabalha no Metrô/SP

Além das boas remunerações, quem ingressa no quadro de servidores do Metrô/SP conta com uma série de benefícios, que incluem bilhete de serviço, que permite acesso gratuito ao sistema metroviário; previdência suplementar opcional, plano de saúde opcional, auxílio alimentação, auxílio refeição e seguro de vida em grupo opcional.

Preparação para o concurso
Quem já pretende antecipar os estudos pode tomar como base os conteúdos programáticos dos últimos concursos do Metrô/SP.


Na última, realizada em 2016, para todos os cargos de nível médio ou técnico foram cobradas questões de língua portuguesa e raciocínio lógico-matemático. Para operador foram 60 questões, sendo 25 de língua portuguesa, 15 de matemática e raciocínio lógico e 20 de física.
Já no último concurso para agente de segurança, em 2015, foram 50 questões, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e raciocínio lógico-matemático e dez de atualidades. Além disso, os participantes foram submetidos a testes de aptidão física.
 

Em ambos os casos, a organizadora foi a Fundação Carlos Chagas.

Fonte: JC Concursos




             DEIXE SEU COMENTÁRIO             
Tecnologia do Blogger.