CPTM divulga número de inscritos para concurso 2017

Foi divulgado nesta sexta-feira, 25, o número de inscritos no concurso da CPTM. No total, serão 102.207 concorrendo a oito vagas mais formação de cadastro de reserva de níveis médio e fundamental.

O concurso, que atraiu um grande número de candidatos, teve a lista das inscrições deferidas disponível para consulta no site da organizadora, a RBO.
O cartão de confirmação estará disponível para consulta a partir do dia 2 de setembro. A primeira prova será realizada no dia 10 de setembro, com duração de três horas.
Os candidatos irão responder a 50 questões distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Específicos. Haverá ainda prova prática para agente de manutenção civil (pedreiro), agente de manutenção metalúrgico (soldador), oficial de manutenção elétrica (eletricista) e oficial de manutenção mecânica (mecânico).

O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. As contratações serão realizadas pelo regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Não se assuste com a quantidade de inscritos

Hoje em dia quase todos os concursos têm poucas vagas e uma grande quantidade de inscritos. Porém, o percentual dos candidatos que realmente estão preparados é muito pequeno. Diferente de um vestibular, a relação candidato por vaga em um concurso não traduz totalmente a realidade da situação.
Em um vestibular, bem ou mal, todos que estão participando estudaram as matérias básicas como português e matemática. No concurso isto não acontece. Em uma prova como do Banco do Brasil, por exemplo, além de matérias básicas como português, matemática e informática, são cobradas disciplinas específicas como conhecimentos bancários.
Apesar do cargo de exigir como escolaridade mínima o ensino médio, estas disciplinas específicas não fazem parte deste currículo. Ou seja, o candidato que não se prepara especificamente para um concurso deste tipo tem poucas chances de aprovação.

Normalmente entre os candidatos que se inscrevem em um concurso temos as seguintes situações: Não fazem a prova: 10% a 20% do total de inscritos não comparece a prova. 
Geralmente são candidatos que se inscreveram por impulso, não estudaram e desistiram de prestar o concurso. Outros chegam atrasados ou simplesmente não estavam informados sobre o dia, horário ou local da prova. Não estudam: é o maior número dos candidatos que comparecem. Fazem a prova como se fosse uma loteria.

Não têm chances. Compram material didático, e não estudam: sabem que precisam estudar para passar, compram apostilas do concurso, porém, por diversos motivos, não estudam. Compram materiais didáticos e estudam: são disciplinados e conseguem estudar muitas matérias do concurso inclusive resolvendo provas anteriores. 
Muitos deles são aprovados. Participam de curso preparatório, e não estudam: apesar de participarem das aulas e entenderem a matéria não estudam depois da aula. Não dá para passar no concurso só assistindo aulas.
Participam de curso preparatório e estudam. Participam das aulas, entendem a matéria e estudam depois da aula. Na verdade, estes são os candidatos com maior chance de aprovação.
             DEIXE SEU COMENTÁRIO             
              CURTA NOSSA PÁGINA              


Tecnologia do Blogger.