Governo planeja chamamento e audiência do Trem Intercidades


23 de agosto de 2017

Secretaria dos Transportes Metropolitanos promete realizar neste segundo semestre chamamento público para apresentação dos estudos do Trem Intercidades; ideia é fazer audiências no primeiro semestre de 2018
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos realiza ainda neste segundo semestre um chamamento público para apresentação dos estudos prévios do Trem Intercidades, projeto do governo Geraldo Alckmin (PSDB) para interligar o Vale do Paraíba às principais regiões metropolitanas de São Paulo.

O Palácio dos Bandeirantes quer agilizar esta etapa para que consiga, ainda no primeiro semestre de 2018, promover as audiências públicas obrigatórias para a implantação do trem. A expectativa é lançar o edital de licitação no fim de 2018, quando existe a possibilidade de Alckmin estar em campanha pela presidência da República.
Esse cronograma foi apresentado na última segunda-feira pelo secretário adjunto da Secretaria de Transportes Metropolitanos, Michael Sotero Cerqueira, que participou do Fórum RAC, realizado em Campinas.

O Estado, entretanto, ainda espera a cessão das linhas férreas de domínio da União para dar prosseguimento ao projeto. A liberação foi prometida pelo presidente Michel Temer (PMDB) no primeiro semestre deste ano.
ALTERNATIVAS/ O projeto será viabilizado por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada), que inclui contrapartida do Estado. Hoje, não há dinheiro suficiente nos cofres públicos.

Para resolver esse impasse, atualizações estão sendo feitas no projeto original, concluído há cinco anos.
Uma ideia é propor que a empresa vencedora da licitação para o Trem Intercidades também explore uma das linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Dessa maneira, o Estado não precisaria dar contrapartida.
Uma medida estudada é possibilitar que a empresa, além de obter a tarifa, lucre com os pontos comerciais e shoppings das estações.
Fonte:  Gazeta de Taubaté
             DEIXE SEU COMENTÁRIO             
              CURTA NOSSA PÁGINA              

Tecnologia do Blogger.