Trens do Metrô e da CPTM circulam com restrições neste final de semana

Quem utilizar os trens do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) neste final de semana precisa ficar atento às alterações na circulação das linhas por conta de obras no sistema.

A CPTM tem intervenções nas seis linhas para ações de manutenção, além das obras da futura linha 13-Jade.


Já no Metrô três linhas terão operação diferenciada. Tanto o Metrô como a CPTM recomendam que os usuários planejem suas viagens com antecedência para evitar atrasos.


METRÔ

No domingo (03), as estações Luz e República da linha 4-Amarela que é operada pela Concessionária ViaQuatro, terá as estações fechadas por conta das obras de construção das futuras estações Higienópolis-Mackenzie e Oscar Freire. No trecho entre as estações Butantã e Paulista, a circulação ocorrerá normalmente.

De acordo com o Metrôos usuários que embarcarem nas estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho com destino às estações República e Luz devem desembarcar na estação Paulista e seguir viagem usando a integração com a Linha 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena) para, pelo próprio sistema, seguirem até o destino, já que as estações República (Linha 3-Vermelha) e Luz (Linha 1-Azul) do Metrô funcionarão normalmente.

Os passageiros em sentido contrário, com destino à Linha 4-Amarela, que estiverem tanto na estação Luz, na Linha 1-Azul, quanto na Estação República, na Linha 3-Vermelha, devem seguir até a estação Consolação usando as linhas disponíveis para fazer a transferência para a estação Paulista, da Linha 4, e seguir viagem pela Linha Amarela.
Já as duas estações da linha 15-Prata, Vila Prudente e Oratório, ficarão fechadas das 4h40 às 16h para continuidade de testes do novo sistema de controle de trens. Ônibus do sistema Paese vão funcionar durante esse período e transportar gratuitamente os usuários entre as duas estações.

O Metrô informa ainda que as alterações no funcionamento das vias serão anunciadas em mensagens sonoras dentro e fora dos trens, além de cartazes nas estações e informativos nas redes sociais. Outras dúvidas podem ser sanadas por meio da Central de Informações do Metrô (0800-770-7722), diariamente das 5h30 23h30, e na Central de Atendimento da Via Quatro (0800-770-7100), que aos finais da semana atende das 8h às 18h.

CPTM

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizados serviços no sistema de rede aérea entre as estações Franco da Rocha e Baltazar Fidelis. Durante toda a operação comercial, o intervalo médio dos trens será de 24 minutos entre as estações Luz e Francisco Morato.


Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí)


Domingo: das 4h às 20h, haverá intervenções no sistema de rede aérea entre as estações Francisco Morato e Botujuru. O intervalo médio dos trens será de 30 minutos entre as estações Francisco Morato e Jundiaí. 


Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

Sábado: das 13h até o fim da operação comercial, serão executadas obras de modernização das estações Jardim Belval e Jardim Silveira. Das 20h até o fim da operação comercial, também haverá trabalhos nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Barueri. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos no trecho entre Barueri e Itapevi.


Domingo: das 4h à meia-noite, prosseguirão as obras de modernização das estações Jardim Belval e Jardim Silveira. Também haverá serviços no sistema de rede aérea entre as estações Presidente Altino e Comandante Sampaio. O intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Carapicuíba e Itapevi.


Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Sábado: das 20h até o final da operação comercial, a serão realizadas intervenções nos equipamentos de via permanente nas proximidades da Estação Santo Amaro. O intervalo médio dos trens será de 18 minutos em toda a linha. 


Domingo: das 4h até meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco devido aos trabalhos no sistema de rede aérea. O usuário que desejar prosseguir viagem deverá utilizar a Linha 8-Diamante. Das 8h às 20h, os serviços se concentrarão nos equipamentos de via permanente entre as estações Pinheiros e Cidade Jardim. Nesse horário, o intervalo médio dos trens será de 20 minutos entre as estações Presidente Altino e Grajaú.    


Linha 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra)


Domingo: das 7h às 18h, os serviços serão realizados no sistema de rede aérea entre as estações Ribeirão Pires-Antonio Bespalec e Rio Grande da Serra. O intervalo médio será de 20 minutos entre Mauá e Rio Grande da Serra.


Linha 11-Coral (Luz-Guaianases)


Domingo: das 4h às 15h, serão realizadas intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Dom Bosco e José Bonifácio. Nesse período, os trens circularão alternadamente de Luz a Guaianases e de Luz a Corinthians-Itaquera, com intervalos médios de 15 e 30 minutos, respectivamente. Após as 15h, os trens voltarão a circular entre Luz e Guaianases, com intervalo médio de 15 minutos.


Extensão da Linha 11-Coral (Guaianases-Estudantes)


Domingo: das 4h até meia-noite, os trabalhos se concentrarão no sistema de rede aérea entre as estações Guaianases e Ferraz de Vasconcelos. O intervalo médio será de 22 minutos entre as estações Guaianases e Estudantes.


Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, haverá intervenções nos equipamentos e via permanente entre as estações Itaquaquecetuba e Calmon Viana. O intervalo médio será de 30 minutos em toda a linha.



Domingo: das 4h de sábado até meia-noite, prosseguirão os serviços nos equipamentos e via permanente entre as estações Itaquaquecetuba e Calmon Viana. O intervalo médio será de 15 minutos entre as estações Brás e Engenheiro Manoel Feio e de 30 minutos entre as estações Engenheiro Manoel Feio e Calmon Viana. 


A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.


Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

             DEIXE SEU COMENTÁRIO             
              CURTA NOSSA PÁGINA              


Tecnologia do Blogger.