Passe Livre volta às ruas em ato contra aumento de tarifas em SP

Ato na capital paulista teve momentos de tensão, mas terminou de forma pacífica. Uma nova manifestação foi marcada para a próxima quarta-feira às 17h

O Movimento Passe Livre (MPL), grupo conhecido por ter organizado os protestos contra o aumento da tarifa do transporte público em junho de 2013, realizou nesta quinta-feira, 10, um ato contra as decisões do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), e do governador do estado, João Doria (PSDB), de elevar os custos das passagens de 4 reais para 4,30 reais. O aumento dos ônibus já está valendo e o do metrô e dos trens da CPTM será reajustado no próximo domingo, 13.

Segundo a Polícia Militar, a estimativa é que cerca de 2.500 pessoas compareceram ao ato, reunido a partir da praça Ramos de Azevedo, no Centro. Ainda na concentração, houve um princípio de desentendimento, após uma manifestante ser revistada e encaminhada à delegacia, mas o conflito foi contido. As lojas no entorno fecharam.


Houve tensão entre policiais e integrantes do movimento, com divergências sobre o destino do protesto – os manifestantes queriam se dirigir a Avenida Paulista, enquanto a corporação buscava destinar o grupo para a Praça Roosevelt.

Os organizadores do protesto demandavam ainda o direito de carregar hastes, mas os policiais exigiram, como contrapartida, a retirada pacífica de máscaras. Manifestantes mais à frente, próximos aos representantes que fazem a negociação, atenderam o pedido, mas as forças de segurança se queixaram de que mascarados continuavam em meio ao ato.


Por fim, o protesto seguiu até Rua da Consolação e se dispersou por volta das 21h, na altura da rua Fernando Albuquerque. Neste momento, policiais militares fechavam a avenida nos sentidos Paulista e República.

Ao final da manifestação, o MPL anunciou um novo ato contra o aumento das passagens do transporte público em São Paulo para a próxima quarta-feira, 16, partindo às 17h da Praça do Ciclista, na Avenida Paulista.

Fonte: Veja
Foto: Destak




Mobilidade SP nas redes sociais


Fique informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo seguindo o Mobilidade SP nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook
Assine nosso canal no YouTube
Siga e use a hashtag #MobilidadeSP no Instagram
Siga nosso perfil no Twitter

   DEIXE SEU COMENTÁRIO   


Tecnologia do Blogger.