Metrô de SP estuda fechar estações aos fins de semana para instalar portas automáticas em plataformas

Edital prevê prazo até 2023 para finalização das obras em 36 estações; gestão Doria diz que pretende antecipar data.

O presidente do Metrô de São Paulo, Silvani Pereira, afirmou nesta terça-feira (12) que estuda fechar aos finais de semana e feriados estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha para as obras de instalação de portas automáticas nas plataformas.

O edital para a aquisição e instalação de 88 fachadas de portas em 36 estações foi lançado no dia 1º de setembro de 2018. Segundo Pereira, o prazo para apresentação de propostas de empresas interessadas termina em março.


“A intervenção para se instalar uma porta de plataforma em uma linha que está operando não é fácil. Você tem que fazer obras de engenharia, você tem um tempo de secagem do concreto para depois colocar aquela face. Na época oportuna, vai ter que em finais de semana e feriados fechar uma estação para conseguir fazer essa intervenção”, disse.

As portas automáticas nas plataformas podem contribuir para a redução de acidentes e de interrupções na via, de acordo com o presidente.

"Se você coloca a porta de plataforma, ela evita que objetos sejam atirados na linha e isso faz também com que você reduza, muitas vezes, as interrupções e as reduções de velocidade”, afirmou.

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Após a assinatura do contrato, a empresa escolhida terá até 2023 (56 meses) para concluir as obras e finalizar a implantação do sistema.


O secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, afirma que a diminuição do prazo de entrega é uma prioridade da gestão João Doria (PSDB). O governo não informou, no entanto, qual seria a nova data.

“O que estamos fazendo é reunindo com os fornecedores para antecipar. Já acertamos internamente para trabalhar em regime diferenciado. (...) Não temos ainda previsão [de entrega], mas o que o governador pediu é ‘pressione o máximo possível desde que não comprometa a segurança’”, afirmou o presidente do Metrô.

Nesta segunda-feira (11), vídeos do Metrô de São Paulo, que registraram o momento em que um menino de 3 anos deixa sozinho o vagão até entrar num túnel e ser atropelado e morto por outra composição na estação Santa Cruz, foram divulgados. Luan Silva Oliveira morreu em decorrência de “traumatismo crânio encefálico” em 23 de dezembro de 2018.

Nas cenas, descritas no laudo do IC, é possível ver a mãe correr em direção ao filho, Luan, para tentar impedir que ele saia do vagão, mas ela é impedida pela porta do trem, que fecha automaticamente após a criança passar. Outros passageiros tentam ajudar, mas também não conseguem.

Já na plataforma, as câmeras registram a criança no momento em que passa uma portinhola que dá acesso ao túnel, percorre 260 metros pelos trilhos e é atropelada por outra composição. A porta automática na plataforma é considerada mais um recurso de segurança.

(*) Com informações do Portal G1


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