Elevador em manutenção causa transtornos em estação da CPTM


As manutenções constantes do único elevador da estação Itapevi é uma reclamação recorrente entre os usuários da linha 8 – Diamante da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), sobretudo para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

A passageira Cinthia Lume procurou nossa equipe para relatar que um rapaz deficiente físico encontrou bastante dificuldade para subir as escadas da estação por conta do elevador que se encontrava em manutenção. Cinthia conta que o rapaz ficou parado em frente as escadas esperando ajuda dos seguranças da companhia para poder subir.


Confira o relato de Cinthia:

 “O rapaz ficou ali parado dependendo da bondade da população para ajudá-lo. E os guardas? Os guardas ali parados sem fazer nada”.

Ninguém da CPTM veio ajudar, e após uns 10 minutos 4 senhores que estavam subindo as escadas resolveram ajudar o rapaz”.

“Esse elevador está em manutenção quase todo dia”.

Nota da CPTM

O Mobilidade SP procurou a CPTM e ela emitiu a seguinte nota:
“A CPTM esclarece que o elevador da Estação Itapevi, na Linha 8-Diamante, apresentou falha na noite da última quarta-feira (6). A manutenção foi acionada e o problema foi resolvido na manhã desta quinta-feira (7). 


A CPTM lamenta os transtornos e destaca que os empregados estão habilitados para auxiliar a locomoção de pessoas com deficiência nas dependências da empresa. Inclusive no caso relatado, a dupla de vigilantes já havia acionado por rádio mais dois agentes da estação para que juntas as duas duplas carregassem a cadeira de rodas, como prevê o procedimento interno.

Cabe ressaltar que é frequente o registro de mau uso de elevadores no sistema, principalmente por atos de vandalismo como furto de fios, lâmpadas e até mesmo pontapés contra as estruturas de aço. Para um bom funcionamento das escadas rolantes e elevadores, além da manutenção, é necessário que os usuários tomem cuidados, evitando transportar peso excessivo, materiais que possam causar danos diversos as partes móveis desses equipamentos, não forçar as portas e não utilizar os sistemas de segurança de forma irresponsável.

Para minimizar esse tipo de dano ao patrimônio público, a CPTM promove campanhas de conscientização em mídias digitais por vídeo e avisos ao público em todas as estações do sistema. Os usuários podem contribuir com a segurança do sistema, denunciando esse tipo de vandalismo pelo serviço do SMS-Denúncia (97150-4949) ou pela Central 0800 055 0121. O serviço garante total anonimato ao denunciante e a mensagem é recebida no Centro de Controle de Segurança, que destaca os agentes mais próximos para atuação imediata”.


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