Estação Barra Funda terá exames de pressão arterial nesta sexta (26)

Ação faz parte da Campanha Menos Pressão, promovida pela Sociedade Brasileira de Hipertensão

Em 26 de abril é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial. Para alertar os passageiros da CPTM sobre a doença, neste dia, quem passar pela Estação Palmeiras-Barra Funda (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante), das 9h às 17h, poderá medir a pressão gratuitamente. 

Além do exame, os passageiros também terão a oportunidade de receber orientação nutricional, psicológica e de educação física, que irão informar e conscientizar o público a desenvolver hábitos saudáveis e, assim, prevenir ou controlar a hipertensão. 


A ação faz parte da campanha Menos Pressão e, nesta edição, terá foco no público feminino. A iniciativa tem o objetivo de alertar a população sobre a hipertensão, que acomete 25% da população brasileira e causa anualmente cerca de 300 mil mortes, segundo dados do Ministério da Saúde.

Nas mulheres, a hipertensão atinge aproximadamente 80% do público feminino durante a menopausa, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Além disso, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 35% de todas as causas de morte entre as mulheres.

A doença é uma das principais causadoras dos infartos, derrames e insuficiência renal terminal. Aferir a pressão regularmente é a única forma de diagnosticar a hipertensão, que não tem cura, mas pode ser tratada e controlada.


Para prevenir, hábitos simples fazem a diferença. Manter o peso adequado, não fumar, moderar o consumo de sal, bebidas alcóolicas e alimentos gordurosos, praticar atividades físicas e reduzir o estresse, aproveitando os momentos de lazer, são atitudes essenciais para evitar a hipertensão. 

Ações de Saúde e Bem-estar
A iniciativa é realizada pela Sociedade Brasileira de Hipertensão e recebe apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção de saúde e bem-estar dos passageiros, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.

Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH)
A entidade reúne profissionais de diversas áreas da saúde para lutar contra a hipertensão arterial. A Sociedade realiza ações interdisciplinares a fim de sensibilizar a população sobre os riscos e a importância de prevenir e cuidar da hipertensão.

Serviço:

Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante)
Data: sexta-feira, 26/4
Horário: das 9h às 17h
Grátis


   DEIXE SEU COMENTÁRIO   

            VEJA TAMBÉM:           

Tecnologia do Blogger.