Terminal de ônibus em SP está pronto, mas segue fechado há um ano

 Terminal da Vila Prudente foi concluído após obras da Linha 15-Prata do monotrilho. Metrô diz que está terminando documentação para que prefeitura assuma operação.
Foto: Reprodução

O Terminal Vila Prudente, na Zona Leste da cidade de São Paulo, está pronto há um ano, mas segue sem operar. Seu endereço era ocupado por outro terminal, que foi desativado em março em 2013 para a realização de obras do Metrô para a Linha 15-Prata do monotrilho.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo disse que vai inaugurar o terminal "quando ele estiver tecnicamente pronto".

Diversas linhas sofreram alterações e o trânsito na região piorou desde então. A estação Vila Prudente ficou pronta em agosto de 2014, mas a reconstrução do terminal de ônibus começou em 2016.

A previsão era a de que ele estivesse pronto em novembro de 2017, ao custo de R$ 33,5 milhões, mas o prazo e o orçamento aumentaram.

A reportagem do SP2 teve acesso a relatórios recentes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que fiscaliza a obra. Os técnicos apontaram várias irregularidades, entre elas, pesquisa de preços insuficiente e sem transparência, e subcontratação irregular.

Em nota, o Metrô disse que está finalizando a documentação junto a SPTrans para que a Prefeitura de São Paulo assuma a operação do Terminal.


Tudo pronto

O terminal já possui sinalização nas plataformas, sistema contra incêndio, escadas rolantes, elevadores, banheiros e seguranças. Só falta funcionar.

Os passageiros, que esperam os ônibus debaixo de sol e chuva do outro lado dos tapumes, não entendem por que o terminal ainda está fechado.

“Melhoraria bastante o fluxo de ônibus. Você vê que forma uma fila de ônibus na avenida; se o terminal estivesse aberto acredito que seria diferente. Seria mais organizado, coberto e seguro”, opina o porteiro Edvaldo Francisco de Oliveira.

A massoterapeuta Marcia Machado concorda, e lembra que a população faz sua parte, pagando impostos. “Pagamos impostos, passagem cara, um valor absurdo, e todo mundo tem que concordar com aquilo ali fechado, sem uma posição de quando vai começar a funcionar. É nosso dinheiro que está indo ali”, disse.


   DEIXE SEU COMENTÁRIO   

            VEJA TAMBÉM:           

Tecnologia do Blogger.