Metrô de SP abre licitação para contratar empresa para corrigir trilhos da Linha 5-Lilás

Equipamento contratado corrigirá trilhos com defeitos na superfície de rolamento.

O Metrô de São Paulo abriu uma licitação para contratar uma empresa para corrigir os trilhos da linha 5-Lilás. A linha foi alvo de uma ação do Ministério Público. O promotor Marcelo Milani destacou a incompatibilidade dos trens com as bitolas da via.

De acordo com o edital, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 15 de junho, as propostas serão abertas no dia 6 de agosto, às 14h. A Linha-5 Lilás liga a Zona Sul de São Paulo à região central. A obra foi prometida para 2014 e teve a estação Campo Belo inaugurada no dia 8 de abril de 2019.



De acordo com documentos técnicos disponibilizados no site do Metrô, o veículo de correção de perfil de trilhos com bitola de 1.600 milímetros "será utilizado na correção de trilhos com defeitos na superfície de rolamento, principalmente o reperfilamento e o desgaste ondulatório, bem como realizar os serviços de controle da geometria dos perfis dos trilhos de rolamento da Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô".

Outra exigência do documento é a de que "o veículo para correção de perfil de trilhos deverá estar adequado para operar tanto nas vias corridas, retas e curvas, assim como nas regiões dos Aparelhos de Mudança de Vias (AMVs), de forma eficiente e precisa".


O Metrô também especifica como o equipamento deverá ser projetado para "operar regularmente em condição de serviço normal, exclusivamente para a correção de defeitos na pista de rolamento, reperfilamento dos trilhos e controle da geometria do perfil dos trilhos".

Em nota, o Metrô esclareceu já utiliza esse tipo de veículo de manutenção nas linhas 1 Azul, 2 Verde e 3 Vermelha, pois a contínua circulação de trens cria ondulações nos trilhos, que podem causar desconforto aos passageiros durante as viagens. A empresa disse ainda que o novo veículo será mais avançado tecnologicamente e, com ele, poderá, prestar serviço remunerado de reperfilamento de trilhos a outras operadoras.

(*) Com informações do Portal G1


   DEIXE SEU COMENTÁRIO   

            VEJA TAMBÉM:           

Tecnologia do Blogger.