Ponte do Jaguaré fica interditada para carros e ônibus durante o final de semana

Prefeitura planeja liberar a circulação de pedestres e bicicletas neste sábado (22) e a pista local da Marginal Pinheiros durante a noite

Foto: Rivaldo Gomes

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), afirmou a ponte do Jaguaré, atingida por um incêndio de grandes proporções na sexta-feira (21), vai permanecer interditada para o tráfego de veículos durante o final de semana. A estrutura passa pela avaliação de técnicos e engenheiros desde a manhã da sexta-feira.

“Nós estamos trabalhando para liberar a pista local da Marginal Pinheiros hoje à noite e estamos verificando a possibilidade de liberar a circulação de pedestres e bicicletas na ponte ainda neste sábado”, explicou. “Até segunda-feira esperamos ter uma avaliação definitiva para determinar a liberação de tráfego de carros e ônibus na ponte”, acrescentou.


Em uma reunião emergencial, Covas afirmou que todas as famílias que viviam embaixo da ponte e tiveram que abandonar suas moradias serão atendidas pelo serviço de abrigo da Prefeitura. “A Secretaria de Assistência Social esteve lá para recepcionar todas as famílias. Nós temos vagas para todas elas nos abrigos da Prefeitura."

Cerca de 55 famílias que viviam no local. Ao todo, porém, segundo cadastro realizado pela Secretaria de Habitação, em 2017, havia mais de 90 pessoas morando na ocupação localizada debaixo da ponte do Jaguaré.

Covas citou ainda o abrigo da Lapa, na zona oeste da cidade, que, segundo ele, está preparado para receber famílias, homens, mulheres e crianças. “Embora tenhamos abrigo para todas as famílias do entorno da ponte, muitos não querem ir e por isso estão sendo inscritos no programa de aluguel social da Prefeitura."

Covas afirmou que a Prefeitura acompanha desde 2017 a situação no local. “Não havia nenhum risco iminente. Apesar de ser uma ocupação anterior a essa gestão, temos monitorado a região.”

Desvios para carros e linhas de ônibus

De acordo com a Prefeitura, a SPTrans desviou o itinerário de 12 linhas no entorno da ponte para diminuir o impacto para os cidadãos que utilizam o transporte público e no trânsito local.


A CET indica rotas de desvio para os motoristas: quem está na Av. Jaguaré, sentido bairro, e precisa acessar a ponte, está sendo desviado para a Marginal Pinheiros, sentido Castello Branco.

Para quem está no sentido Lapa, o desvio é pela Marginal Pinheiros, sentido Interlagos. O desvio para quem vem pela pista local da Marginal Pinheiros, sentido Interlagos, próximo à Ponte do Jaguaré é pela Av. General Vidal.

Veja as linhas alteradas e itinerários alternativos:

7282/10 Parque Continental - Praça Ramos de Azevedo
748A/10 Jd. Peri Peri - Lapa
748A/41 Jd. D'Abril - Lapa
748R/10 Jd. João XXIII - Metrô Barra Funda
775N/10 Rio Pequeno - Metrô Vila Madalena
8038/10 Parque Continental- Lapa
809H/10 Jardim Boa Vista - Lapa
809N/10 Vila Dalva - Lapa
809T/10 COHAB Raposo Tavares- Lapa
8319/10 Parque Continental - Sesc Pompeia
847J/10 City Jaraguá- Jaguaré
874C/10 Parque Continental - Metrô Trianon Masp

Sentido centro:
Praça César Washington Alves de Proença, Av. Escola Politécnica, Av Eng Billings  (Marg Pinheiros), Ponte Cidade Universitária, Av prof Manuel José Chaves, Praça Panamericana, Av Professor Fonseca Rodrigues, Praça Apecatu, Av. Queiroz Filho.

Sentido bairro:
Normal até Av. Queiroz filho, Praça Apecatu, Av Professor Fonseca Rodrigues, Praça Panamericana, Av. Professor Manuel José Chaves, Ponte Cidade Universitária, Rua Alvarenga,  Av Afrânio Peixoto, Av Prof. Nelo Moraes, Av Escola Politécnica, Av Kenkiti Simomoto, Av Jaguaré.

(*) Com informações do Portal R7


   DEIXE SEU COMENTÁRIO   

            VEJA TAMBÉM:           

Tecnologia do Blogger.