LINHA 18 BRONZE: Doria anuncia hoje se vai construir Monotrilho ou BRT para ligar São Paulo ao ABC


Foto: Divulgação

O impasse em torno do empreendimento da linha 18-Bronze, que ligará o ABC à capital paulista terá seu futuro decidido hoje, dia 3 de julho de 2019.

O Governador do Estado de São Paulo, João Doria, vai se reunir com o Vice-Governador, Rodrigo Garcia, o Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy e alguns prefeitos da região do ABC no Palácio dos Bandeirantes para anunciar se manterá o projeto inicial de construir um Monotrilho ou mudará o projeto para BRT (Bus Rapid Transit).


Em visita a empresa de ônibus Metra em São Bernardo, no início do ano, Doria disse que o Governo do Estado estava avaliando se manteria a proposta inicial de construir um monotrilho ou mudar o projeto para um BRT, causando muita revolta nos moradores da região.

De acordo com Governo, a construção do monotrilho licitado em 2014 não é viável e deve ser substituída por um BRT.


O monotrilho do ABC foi projetado para ligar São Bernardo, Santo André e São Caetano com a estação Tamanduateí, da linha 2-Verde do Metrô e a 10-Turquesa da CPTM, na capital, e estava prevista para entrar em operação em 2015. Entretanto, até hoje não saiu do papel.

A decisão implicaria em uma quebra de contrato com a concessionária vem ABC, que argumenta já ter gasto aos menos dois terços dos R$ 38 milhões aportados inicialmente para constituir a empresa. O rompimento, no entanto, preocupa algumas áreas do governo pela potencial insegurança jurídica sobre o pacote de licitações prometido para os próximos anos.


            VEJA TAMBÉM:           

Tecnologia do Blogger.