Neste feriado, CPTM fará obras em algumas linhas e terá Expresso Copa no sábado

Confira a programação para planejar a sua viagem 

Foto: Divulgação

Durante o feriado prolongado de 9 de julho, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizará obras em algumas linhas, com alteração nos intervalos entre os trens. As mudanças serão entre os dias 6 e 9 de julho.

Neste período, também funcionará o Expresso Copa América para atender aos torcedores que vão à Arena Corinthians em Itaquera, no sábado (06). O serviço entrará em operação na Linha 11-Coral, com três viagens diretas entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera. O trem partirá às 14h, 14h30 e 15h. O jogo será entre Argentina e Chile, na disputa pelo terceiro lugar da Copa América de Futebol.


Na segunda-feira (08), todas as linhas funcionarão normalmente. Confira a programação completa dos demais dias e planeje a sua viagem:


Sábado, 6/07

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Serviço Expresso Copa:
Os trens diretos entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera partirão nos seguintes horários: 14h, 14h30 e 15h. O embarque será realizado na plataforma 5 da Estação da Luz e a tarifa será a mesma do trem metropolitano, R$ 4,30.

Os passageiros também poderão utilizar o serviço regular da linha com trens que partirão da Estação da Luz a cada 8 minutos.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Das 20h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras de modernização no sistema de energia entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos em toda a linha.


Domingo, 07/07

Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí)

Das 4h às 19h, a circulação ficará interrompida entre as estações Campo Limpo Paulista e Jundiaí para realização de obras de modernização na via. Os passageiros poderão utilizar ônibus gratuito para percorrer o trecho. Também haverá obras na Estação da Luz. O intervalo médio entre os trens será de 12 minutos entre Luz e Campo Limpo Paulista.

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi)

Das 8h às 19h, haverá serviços na via entre as estações Barueri e Jandira.  O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre Barueri e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Das 6h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização entre as estações Jurubatuba e Grajaú e entre Pinheiros e Cidade Jardim. A circulação será dividida em dois trechos:


De Osasco a Socorro: intervalo médio entre os trens de 18 minutos.
De Socorro a Grajaú: intervalo médio entre os trens de 28 minutos.

Quem desejar prosseguir viagem nos dois sentidos terá que trocar de trem na Estação Socorro.


Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de energia entre as estações Corinthians-Itaquera e José Bonifácio e nas proximidades da Estação Calmon Viana. O intervalo médio dos trens será de 12 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos entre Brás e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino e entre as estações Jardim Romano e Engenheiro Manoel Feio. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos em toda a linha.


Segunda, 08/07

Operação normal. Não haverá obras.



Terça, 09/07

Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí)

Das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de energia e na via nas proximidades da Estação Francisco Morato. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha. 

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

Das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização entre as estações Morumbi e Santo Amaro. O intervalo médio entre os trens será de 24 minutos em toda a linha.


Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Das 4h às 19h, os trabalhos serão realizados na via entre as estações Mooca e Tamanduateí. O intervalo médio entre os trens será de 17 minutos em toda a linha.


Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

Das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de energia entre as estações Corinthians-Itaquera e José Bonifácio.  Também haverá serviços nas proximidades da Estação Tatuapé. O intervalo médio dos trens será de 12 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos entre Brás e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Das 4h à meia-noite, haverá obras de modernização entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart e nas proximidades da Estação Engenheiro Manoel Feio. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.


            VEJA TAMBÉM:           

Tecnologia do Blogger.