NOVIDADE: “Uber” das motos chega a SP com corridas até 30% mais baratas
Além de maior economia, app promete reduzir em até 50% o
tempo de deslocamento em grandes cidades
Foto: Divulgação
A startup colombiana Picap, que permite solicitar
corridas de moto por aplicativo, acaba de chegar ao Brasil. Para concorrer com
empresas como Uber e 99, ela anuncia corridas até 30% mais baratas, além de uma
vantagem clara: driblar o trânsito em grandes cidades, prometendo reduzir em
até 50% o tempo de deslocamento.
Em três semanas o app já está funcionando em fase de
testes em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.
Como um app de tecnologia, que não tem uma regulação
específica, o Picap também “dribla” uma lei em São Paulo, que proíbe mototáxis
há um ano e foi sancionada pelo prefeito Bruno Covas (PSDB). Quem desrespeita a
lei está sujeito a multa de 1 mil reais.
O funcionamento é bem similar ao de apps de carros: para
se cadastrar é necessário baixar o aplicativo disponível nos sistemas Android e
IOS, e inserir dados pessoais, que podem ser o login do Facebook ou e-mail.
O usuário pode colocar o endereço em que se encontra e
logo após adicionar o endereço de destino. Para solicitar é só clicar em
“Solicitar serviço”. Para saber o valor aproximado do serviço, é necessário
digitar o endereço inicial e o destino final.
Apesar de prometer um valor mais baixo do que
concorrentes, como Uber e 99, usuários já reclamam que viram pouca diferença de
valores. Neste cenário, a possibilidade de pegar chuva, o maior risco de sofrer
um acidente e a possibilidade de carregar apenas uma mochila não compensaria.
Alguns, porém, comparam o novo serviço com a possibilidade de compartilhar o
carro com outros usuários, serviços nos quais o tempo de deslocamento pode ser
ainda maior do que o de um trajeto individual.
Em uma simulação na hora do rush de um trajeto entre o
bairro Freguesia do Ó, na zona norte da cidade de São Paulo, e o bairro do
Tatuapé, na zona leste, e encontrou um valor de corrida de 23,51 reais,
aproximadamente, pelo Picap, enquanto o Uber cobrava 57, 68 reais pela corrida.
Ou seja, o app colombiano cobrava praticamente metade do valor. Por enquanto o
Picap só permite pagamento em dinheiro.
Sem cobrança de comissão
Para quem está em busca de uma renda extra, inicialmente
a startup não irá cobrar comissão de motoqueiros brasileiros. É uma forma de
incentivar o uso do app, já que a demanda ainda é pequena, segundo relatos de
usuários na página do aplicativo. Motoqueiros brasileiros que já utilizam o app
reclamam que ficam horas sem receber chamadas. Outros apontam que, quando são
chamados, a distância para pegar o passageiro é muito longa.
A startup estima que, na Colômbia, motoqueiros recebem
até 4 mil reais por mês realizando corridas pelo app. Para se tornar um
motorista cadastrado, basta baixar o aplicativo, fazer cadastro com Facebook ou
e-mail, clicar no menu localizado no canto superior esquerdo da tela, clicar em
“tornar-se um motorista”, enviar documentos e esperar até 48h.
Três anos de funcionamento
Na Colômbia, México, Argentina e Peru, outras praças onde
a Picap atua, 850 mil corridas foram realizadas pelo app apenas em maio. A
startup atingiu a marca de mais de seis milhões de corridas desde seu
lançamento, em 2016. Atualmente 150 mil motoqueiros já utilizam o serviço.
Recentemente a startup fechou uma rodada de investimentos
de 2,5 milhões de dólares, que foi liderada pela Signia Venture Partners.
A ideia do aplicativo nasceu a partir da frustração de
dois colombianos que vivem em Bogotá: Héctor Neira e Daniel Rodriguez. Enquanto
perdiam horas diariamente no trânsito, eles observaram que as motocicletas eram
o meio de transporte mais eficiente para meios urbanos congestionados.
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Héctor tem experiência em finanças e comércio exterior e
trabalhou mais de dez anos em empresas de telecomunicações e tecnologia,
enquanto Daniel é um engenheiro de software com mais de oito anos de
experiência em empresas de telecomunicações e tecnologia. Ambos se conheceram
em 2014 trabalhando como CFO e CTO para uma empresa de tecnologia focada em
mobilidade e transporte na Colômbia .
(*) Com informações da Exame