Criação de Túnel ligando Metrô e CPTM na estação da luz é aprovado por Conselho

Projeto executivo prevê também novas escadas rolantes e elevadores no prédio tombado no Centro de São Paulo.


Foto: Aílton Oliveira/Mobilidade SP

O Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) deu o parecer favorável para que intervenções estruturais sejam feitas na estação da Luz, no Centro da capital. Entre elas está um túnel ligando as estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Segundo o relatório do conselheiro Guilherme H. F. Del’Arco, publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (8), é preciso realizar a “adequação da estação ao fluxo atual de passageiros e a adequação de acessibilidade”.


O projeto executivo apresentado e aprovado pelo órgão prevê as seguintes intervenções:

Construção de um túnel de 117 metros de extensão de Interligação da Estação CPTM e Estação do Metrô com o objetivo de otimizar o fluxo de passageiros, em especial no horário de pico;
Implantação de duas novas estacadas rolantes (em substituição às fixas) e duas novas escadas fixas para escoamento da plataforma central da estação;
Reformas dos sanitários, implantação de dois elevadores no acesso da Cásper Líbero, novo acesso na praça da Linha 4 do Metrô visando melhorar a questão de acessibilidade;


Remanejamento da escada fixa de acesso ao mezanino com substituição do acesso existente, para melhorar o escoamento de passageiros.
O projeto executivo já fora aprovado pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), que entendeu que a estação não sofreria alterações em suas características originais. A estação, que é um marco histórico da cidade de São Paulo, é tombada pelo próprio Conpresp e não pode sofrer grandes alterações em sua estrutura.

A estação da Luz é o ponto de convergência de várias linhas dos sistema metro-ferroviário, como a 4-Amarela, 7-Rubi, 11-Coral, além dos serviços Expresso Aeroporto da Linha 13-Jade e Expresso 10+ da Linha 10-Turquesa. O expresso turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que faz as viagens em um trem histórico, também passa pela estação.

(*) Com informações do Portal G1


            VEJA TAMBÉM:           

Tecnologia do Blogger.