Dados divulgados aponta queda em número de viagens em ônibus em São Paulo

Dados foram divulgados por um levantamento realizado pela SPTrans e apresentado aos vereadores da cidade

Foto: Aílton Oliveira/ Mobilidade SP

O número de viagens realizadas no transporte público da cidade de São Paulo caiu 4,29%, entre julho de 2018 e junho de 2019, na comparação com os 12 meses anteriores. Os dados são de um levantamento realizado pela SPTrans (São Paulo Transporte S/A), a empresa municipal responsável pela gestão do sistema paulistano.

De acordo com o relatório, 121.591.322 de trajetos deixaram de ser realizados no período. Os dados foram apresentados em audiência pública da Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica, na Câmara Municipal de São Paulo. O envio mensal do relatório ao Legislativo é previsto por lei.


O vice-presidente da Comissão de Trânsito, o vereador Adílson Amadeu (PTB) atribuiu a queda ao aumento de viagens feitas em aplicativos de transporte de passageiros. "Com certeza, entre 20% e 30% das pessoas que deixaram de usar os ônibus, migraram para essas outras formas de transporte não regulamentadas", declarou Amadeu.

Para o presidente da Comissão de Trânsito, vereador Senival Moura (PT), o balanço reforça a necessidade de readequar o sistema de transporte coletivo da cidade. "A esperança é a nova licitação, que está prestes a ser liberada. Esperamos que, o quanto antes, isso seja avaliado pelo Tribunal de Justiça, para que o novo processo licitatório possa continuar", disse o vereador.

A SPTrans, disse em nota, que a variação na quantidade de passageiros transportada está relacionada com a inauguração de novas estações e trechos de linhas de sistemas de transporte de massa por trilhos, como a 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô, que trazem outras opções de deslocamento de uma parcela da demanda de passageiros de ônibus na cidade e "também às ações de combate a fraudes no uso de gratuidades realizadas pela SPTrans", declarou.

(*) Com informações do Destak Jornal

            VEJA TAMBÉM:           

Tecnologia do Blogger.