EMTU/SP é finalista em premiação nacional de práticas inovadoras no setor público

Empresa que gerencia o transporte intermunicipal metropolitano é a única representante do Estado em concurso promovido pela Enap

Foto: Aílton Oliveira

A EMTU/SP está entre os dez finalistas da 23ª edição do Concurso Inovação no Setor Público, organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), na categoria Inovação em Processos Organizacionais, Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Estadual/Distrital.

A empresa concorre com o projeto “Melhores Práticas com Inovação Aberta Metropolitana”, que compila uma série de ações implementadas nos últimos dois anos para modernizar a gestão e melhorar a comunicação com os passageiros dos ônibus metropolitanos. 


Nesse período, a EMTU/SP realizou quatro hackathons; disponibilizou em seu site o monitoramento de quase 6.000 ônibus urbanos em tempo real; criou um departamento exclusivo para a política de inovação; e abriu o Experimentos em Transporte (Elab), segundo laboratório aberto na América Latina com foco em mobilidade.

A fase final do concurso está marcada para 10 de setembro. Na ocasião, haverá uma apresentação oral ao comitê julgador para escolha de cinco iniciativas vencedoras em cada categoria. A cerimônia de premiação acontecerá na 5ª Semana de Inovação, entre os dias 4 e 7 de novembro, no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), em Brasília.


Em julho, o concurso da Enap selecionou 30 finalistas que concorreram em três categorias distintas. A EMTU/SP foi a única representante do Governo do Estado de São Paulo classificada entre os 241 inscritos em nível nacional e um dos poucos exemplos mundiais em práticas de inovação e dados governamentais abertos.

Sobre o 23º Concurso Inovação no Setor Público

O concurso é promovido anualmente pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério da Economia, desde 1996. Segundo a instituição, o objetivo da premiação é valorizar as equipes de servidores públicos “que se dedicam a repensar atividades cotidianas, por meio de pequenas ou grandes inovações, que geram melhoria na gestão das organizações e políticas públicas, contribuindo para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornando mais eficiente as respostas do Estado diante às demandas da sociedade”.


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