NOVIDADE: Audi irá lançar seu próprio Patinete Elétrico em 2020

Montadora alemã pretende lançar modelo no mercado europeu em 2020


Foto: Divulgação/Audi


Audi e-tron scooter é um patinete elétrico com design diferente. Com lançamento global na última segunda (5), o veículo é descrito pela fabricante como um "híbrido entre patinete e skate". Além disso, a e-scooter pode ser controlada por apenas uma mão, facilitando a sinalização do usuário em ambientes urbanos, por exemplo.

O modelo promete autonomia de até 20 km, e deve chegar a velocidades de até 20 km/h. A Audi deve iniciar a venda da e-tron scooter até o final de 2020 na Europa, com preços na faixa de 2 mil euros, algo em torno de R$ 8.905 em conversão direta.


Vale lembrar que as patinetes elétricas são febre no Brasil. Por aqui, a modalidade ganhou espaço com o serviço de aluguel, que já está disponível em diversas capitais do país. Além disso, também é possível encontrar e-scooters à venda, como é o caso da Mi Electric Scooter M365, da Xiaomi, que chegou oficialmente ao mercado nacional em maio.

Pensado para operar em ambiente urbano, o modelo da Audi pesa 12 kg e pode ser dobrado para facilitar o transporte em trens e ônibus, ou mesmo no interior de um automóvel. Segundo a montadora, usuários que tenham carros elétricos da marca poderão deixar a patinete carregando no porta-malas por meio de um conector específico.


Para pilotar o veículo, é necessário combinar peso e controles no guidão. Para manobrar, o condutor pode deslocar seu peso para os lados, fazendo com que a patinete mude de direção – semelhante ao que acontece em um skate, por exemplo. Para acelerar e frear, há uma manopla de torção no guidão, idealizado para ser operado facilmente com apenas uma das mãos. Essa característica libera a outra mão do piloto para interagir com o tráfego e fazer a devida sinalização a pedestres e motoristas. Há também luzes indicadoras, farol dianteiro e luz de freio.

Adaptando a tecnologia desenvolvida pela Audi para veículos elétricos, o modelo conta com um sistema de recuperação que aproveita parte da energia cinética das frenagens. É o mesmo conceito do KERS usado na Fórmula 1, aqui adaptado para aumentar um pouco a autonomia do veículo. A patinete da Audi tem ainda conectividade por meio de Bluetooth, permitindo personalizar seu comportamento durante o uso e aplicar proteções contra possíveis tentativas de furto.

(*) Com informações do Tech Tudo


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