NOVIDADE: Ônibus de São Paulo devem aceitar cartões de crédito e débito como pagamento a partir de setembro
projeto-piloto deve ser implementado na cidade no dia 7
de setembro
Foto: Asprilla Matheus
De acordo com uma matéria do site InfoMoney, a Secretaria
Municipal de Transportes de São Paulo está em negociações com bandeiras de
cartões e empresas de meios de pagamento para liberar o uso de cartões de
crédito e débito nos validadores das catracas dos ônibus na cidade de São
Paulo.
A medida permitirá que o usuário de transporte publico não
precise mais do bilhete único padrão, a informação foi concedida ao por portal
por três fontes do setor financeiro que não quiseram ser identificadas.
As empresas envolvidas nas conversas com a prefeitura de
São Paulo são Elo, Mastercard, Visa, Cielo (CIEL3) e Stone. As companhias foram
procuradas pela reportagem, e apenas Mastercard e Visa comentaram o assunto.
A diretora de desenvolvimento de negócios da Mastercard no
Brasil, Fernanda Caraballo, não confirmou as negociações, mas explicou que a
tecnologia utilizada nesses casos é a de Comunicação por Campo de Proximidade
(NFC, na sigla em inglês). Ela permite que dispositivos que possuam chip
compatível troquem informações sem o uso de cabos ou fios.
Em nota, a assessoria de imprensa da SPTrans informou que
"trabalha constantemente para
aprimorar os sistemas de cobrança de tarifa e recarga do Bilhete Único e efetua
adequações necessárias de forma a permitir que as viagens de ônibus tenham
confiabilidade, acessibilidade e conforto".
Ainda de acordo com a publicação, foi apurado pelo portal
que os detalhes do plano estão sendo discutidos e que a ideia é implementar um
projeto-piloto no dia 7 de setembro, para lançar o novo serviço durante a
Semana da Mobilidade, que ocorre entre os dias 16 e 22 de setembro.
Metrô
e CPTM ainda não está incluso
Nesse estágio inicial de implementação, não está prevista
a possibilidade de integração. Ou seja, o cartão de crédito/débito só seria
aceito em ônibus, não nas catracas do metrô, transporte que é gerido pelo
governo estadual.
Além disso, nessa fase inicial do projeto, o período de
três horas de gratuidade para embarque em até quatro viagens após o pagamento
da primeira passagem não valerá nessa nova modalidade.
Dessa forma, para o passageiro que usar mais de uma
condução no seu trajeto diário, valerá a pena continuar usando o bilhete único.