Linha 9 e Marginal Pinheiros serão bloqueadas parcialmente para obras do Metrô a partir de 23h30 desta sexta (6)

Intervenções serão feitas no fim de semana para construção da Estação Morumbi da Linha 17-Ouro
Foto: Aílton Oliveira/Mobilidade SP

Em razão da paralisação parcial dos motoristas dos ônibus municipais, o Metrô solicitou o adiamento, por algumas horas, da interdição da pista expressa da Marginal Pinheiros, entre as pontes Transamérica e do Morumbi. A CET vai iniciar a operação de desvio do tráfego às 23h30 dessa sexta-feira (6). O bloqueio estava previsto inicialmente para as 21h de hoje, para a realização de obras da Estação Morumbi da Linha 17-Ouro.
Também será interrompida a circulação dos trens da Linha 9-Esmeralda da CPTM no trecho entre as estações Santo Amaro e Berrini, durante todo o sábado (7) e domingo (8). O bloqueio estava previsto para acontecer a partir das 21h, mas em razão da paralisação parcial dos motoristas dos ônibus municipais, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) alterou o horário da interdição para que a população possa chegar em casa com mais facilidade.

A Linha 9-Esmeralda volta a funcionar normalmente às 4h de segunda-feira (9), enquanto a expressa da marginal Pinheiros será liberada para o tráfego de veículos às 4h30 desse mesmo dia. Os trabalhos serão para o lançamento de peças metálicas e construção do mezanino de integração da futura Estação Morumbi da Linha 17, que ficará sobre os trilhos da linha da CPTM. Para isso, a pista expressa da marginal será ocupada para que um guindaste auxilie no serviço.
As interdições voltarão a ocorrer em outros sete fins de semana até 27 de outubro. Para minimizar o transtorno aos passageiros, serão disponibilizados gratuitamente ônibus do Plano de Atendimento em Situações de Emergência (Paese), que vão fazer o percurso do trecho interrompido da CPTM.  Cartazes, banners e funcionários presentes nas principais estações da rede informarão os passageiros. Equipes da CET vão desviar o tráfego para a pista local da Marginal Pinheiros e orientarão os motoristas.
ALTERNATIVAS
Como alternativa, os passageiros poderão optar por seguir pelo sistema sobre trilhos, utilizando as linhas de metrô para voltar à Linha 9 ou seguir a viagem para outras regiões.
Sentido Osasco
Para quem vai no sentido Osasco, a opção é descer na Estação Santo Amaro e utilizar as linhas 5-Lilás (até Chácara Klabin), 2-Verde (até Consolação/Paulista) e 4-Amarela, retornando à Linha 9 em Pinheiros.
Sentido Grajaú
Para quem vai no sentido Grajaú, a opção é descer na Estação Pinheiros e utilizar as linhas 4-Amarela (até Paulista/Consolação), 2-Verde (até Chácara Klabin) 5-Lilás, retornando à Linha 9 em Santo Amaro. 
Paese
Ônibus do sistema Paese estarão à disposição para que o passageiro possa continuar a viagem nos dois sentidos da Linha 9. Os coletivos vão percorrer o trecho interditado em tempo estimado de 15 minutos no sentido Berrini e 25 minutos no sentido Santo Amaro, dependendo das condições do trânsito.
Senha
Para a utilização dos ônibus do Paese, os passageiros que já estão nas estações Santo Amaro (seja da Linha 9 ou da Linha 5) ou Berrini, deverão retirar uma senha na área paga, próxima aos bloqueios. A senha será entregue pelo passageiro para retornar ao sistema sem ter que pagar novamente a passagem;

Já os passageiros que estavam fora do sistema podem utilizar os ônibus do Paese gratuitamente, acessando as estações Santo Amaro ou Berrini com o pagamento da tarifa.
Santo Amaro – Embarque e Desembarque
O acesso aos ônibus do Paese será na avenida Padre José Maria, próximo ao acesso à estação; no mesmo local será feito o desembarque.

Berrini – Embarque e Desembarque
O embarque será na Avenida das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), sob a passarela da estação. O desembarque será na Avenida das Nações Unidas (marginal Pinheiros), esquina com a rua Joel Carlos Borges.
PRÓXIMAS INTERDIÇÕES - DATAS E HORÁRIOS
Fins de Semana de 14, 21 e 28/09, 05, 19 e 26/10:
Interdição da Linha 9-Esmeralda, entre Santo Amaro e Berrini, a partir das 21h dos sábados (14, 21 e 28/09, 05, 19 e 26/10), se estendendo pelos domingos (15, 22 e 29/09, 06, 20 e 27/10). A operação volta ao normal às 4h das segundas-feiras (16, 23 e 30/09, 07, 21 e 28/10);
Bloqueio da marginal Pinheiros (expressa, sentido Castelo Branco, entre as pontes Transamérica e do Morumbi) das 21h dos sábados (14, 21 e 28/09, 05, 19 e 26/10) até as 4h30 das segundas-feiras (16, 23 e 30/09, 07, 21 e 28/10).
Fim de Semana de 12/10:
Interdição da Linha 9-Esmeralda, entre Santo Amaro e Berrini, durante todo o dia no sábado (12/10) e também no domingo (13/10). A operação volta ao normal às 4h da manhã no dia 14/10 (segunda-feira);
Bloqueio da marginal Pinheiros (expressa, sentido Castelo Branco, entre as pontes Transamérica e do Morumbi) das 21h da sexta-feira (11/10) até as 4h30 da segunda-feira (14/10).

            VEJA TAMBÉM:           

Tecnologia do Blogger.